Comunidade de São Geraldo

Comunidade de São Geraldo

Evangelizar nossa missão

Evangelizar nossa missão

Tempo de conversão

Tempo de conversão

Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora da Luz

Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal apesar do seu surgimento ter sido nas Ilhas Canárias (Espanha).[1]

História
A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora ("Candelária"), quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a Lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33)[2].
Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venham participar conosco!!!! Grandiosa festa Junina!!!

Venham participar conosco!!!! Grandiosa festa Junina!!!

Nós somos Comunidade São Geraldo Magela

Nós somos Comunidade São Geraldo Magela
Momento de nosso Agradecimento


Estamos ciente de que aquilo que fazemos é só uma gota no oceano.Mas se essa gota não existisse, ela faria falta no oceano. ( Madre Teresa)

Não vos conformei com este mundo transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de DEUS, a saber o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.( Rm12,2)

Não procuremos pelo extraordinário, trata-se de doarmo-nos. O que conta é o amor com o qual fazemos algo. Sejamos fiéis às pequenas coisas , pois ali esta nossa força.( Madre Teresa)

Catequese em Ação de Graças

Catequese em Ação de Graças



Entrada da Palavra

Entrada da Palavra
Shemá Israel Adonai helo Henu Adonai Herá

Sempre Firme!!

Sempre Firme!!

Encontro Diocesano de Catequistas

Encontro Diocesano de Catequistas


Entrada da padroeira

Entrada da padroeira
Nossa Senhora das Dores

Escuta Israel o Senhor é nosso Deus um é o Senhor

Catequistas em Ação

Catequistas em Ação
Parabéns Catequistas continuem firmes na missão

Novos Ministros

Novos Ministros
Diácono Pedro apresenta para comunidade os novos ministros que foram investidos no dia 23 de agosto

Valeu, vocês fazem acontecer!!

Valeu, vocês fazem acontecer!!
Sempre em frente São Geraldo ao lado e Maria conduzindo!

Textos do YouCat ( Catecismo para Jovens)

"Com todos se deve proceder com justiça e bondade"
(Dignitatis Humanae nº 7)

" Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes "( Mt 25,40)

"Ninguém deve pensar como Caím, que não é responsável
pela sorte de teu irmão". ( João Paulo II)

" Deus sabe tudo. Ele sabe que depois de vos confessardes, voltareis a pecar. No entanto ele perdoa-vos, Ele vê de longe o momento em que, nós caindo, nos tem de voltar a perdoar"
( São João Maria Vianney)

" O tempo para procurar Deus, é essa vida. O Tempo para encontrar Deus é a morte. O Tempo para desfrutar Deus é a Eternidade.
( São Francisco de Sales)

"Temos de nos tornar Santos uns com os outros. Temos de chegar a Deus uns com os outros, apresentarmo-nos diante d'Ele uns com os outros . Não devemos nos encontrar com o bom Deus uns sem os outros . Que diria Ele se regressássemos uns sem os outros"
( Charles Péguy)

Pensem Bem Nisso!!! Reflitam !!!!! Vivam essa Verdade!!!!