Iniciamos, o Tempo do Advento. Iniciamos, neste Domingo a meditação de mais um ciclo dos Mistérios da Redenção, denominado Ano B, pela Liturgia da Igreja. Iniciamos, neste Domingo um novo Ano Litúrgico.
O Advento é o tempo de espera, de esperança, de atenção e de vigilância, à espera da alegre e amorosa chegada do Emanuel - Deus Conosco. Este período reveste-se de dupla característica: tempo de preparação para as solenidades do Natal, nas quais se recorda a primeira vinda do Filho de Deus ao meio dos homens e das mulheres. Concomitantemente, com esta recordação, neste Tempo os espíritos se postam na expectativa da segunda vinda de Cristo, no final dos tempos. Nesta dupla perspectiva, portanto, o Tempo do Advento apresenta-se como tempo de devota e de jubilosa espera.
Advento é um tempo forte de esperança e de conversão.
O Advento é composto de quatro semanas. Nas duas primeiras, todos somos convidados a ficar vigilantes e alertas, esperando com grande entusiasmo e alegria a chegada gloriosa do Cristo Salvador. Nas duas últimas semanas, lembramos o que falavam os profetas a respeito da Bem-aventurada Virgem Maria. Preparamo-nos, assim, mais de perto para o nascimento do Redentor na cidade de Belém
Advento é isso: tempo de espera, mas tempo de revisão de vida, em que as coisas velhas vão dando espaço às coisas novas para acontecer, desde já, o Reino de Deus.
Imagens da Coroa do Advento da Comunidade São Geraldo Majela.